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Gestão

Dinâmicas de grupo e programas de desenvolvimento individual

Dinâmicas de grupo e programas de desenvolvimento individual

EMENTA: Este conteúdo aborda os fundamentos e teorias do desenvolvimento individual e de grupo, capacitando os participantes a planejar, desenhar e facilitar eficazmente dinâmicas de grupo. Ele explora a liderança, avaliação e feedback em ambientes grupais, além de estratégias para resolução de conflitos e melhoria contínua. No que tange ao desenvolvimento individual, o foco é no planejamento, implementação, acompanhamento e avaliação de programas, incluindo coaching e mentoria. O objetivo final é fornecer as ferramentas para promover o crescimento pessoal e profissional dos indivíduos e fortalecer as relações interpessoais e coletivas dentro da organização.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

UNIDADE I – FUNDAMENTOS DAS DINAMICAS DE GRUPO 

UNIDADE II – DESIGN E FACILITAÇÃO DE DINÂMICAS DE GRUPO

UNIDADE III – PROGRAMAS DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL

UNIDADE IV – IMPLEMENTAÇÃO DE PROGRAMAS DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL

Carga horária: 80 horas 

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Gestão Comercial

Gestão Comercial

EMENTA: Panorama conceitual do comércio nas organizações. Marketing e comunicação. Setores integrados. Planejamento de vendas e políticas comerciais. Gestão de pessoas no setor comercial. Administração de força de vendas. Comportamento organizacional. Liderança. Comportamento do consumidor. Estratégia no ambiente interno. Indicadores de desempenho. Gestão de cadeia de Suprimentos. Definição e tipos de promoção. Instrumentos e ferramentas de avaliação de desempenho comercial.

 

OBJETIVO: Sem dúvida, um dos principais departamentos de qualquer empresa com fins lucrativos é o comercial. Responsável pela força de vendas de qualquer negócio, a área comercial necessita ser bem gerenciada para produzir resultados concretos. Para isto, é necessário se ter mais do que uma excelente equipe de vendas – precisa-se ter um excelente gestor comercial. Ao término dos estudos acerca deste conteúdo, você perceberá que o perfil do gestor comercial não necessariamente é o mesmo de um excelente vendedor. Ao contrário do que se pensa, espera-se de um bom gestor comercial habilidades gerenciais e muita disciplina. Você vai aprender a lidar com equipes de vendas e aplicar técnicas e ferramentas para atingir resultados comerciais positivos para a sua organização.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I - ESTRUTURA ORGANIZACIONAL NO SETOR COMERCIAL

UNIDADE II - DEFININDO CARGOS PARA A ATIVIDADE COMERCIAL

 

UNIDADE III - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE VENDAS 

UNIDADE IV - ROTINAS DA GESTÃO COMERCIAL

Carga horária: 80 horas

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Gestão da Qualidade

Gestão da Qualidade

EMENTA: Definição e evolução do conceito de Qualidade. Gestão da Qualidade. A Evolução da Qualidade. Qualidade de Produto. Qualidade de Serviço. O processo da Gestão da Qualidade. Implementando a Qualidade – Ferramentas e Normas. Manutenção/ melhoria de padrões: processo de avaliação de projetos TQC. A Gestão da Qualidade Total (TQM). A natureza humana da Qualidade. Estratégia Empreendedora para a Qualidade Total.  

OBJETIVO: Este componente curricular tem por finalidade capacitar o estudante ou profissional de administração e ciências afins quanto às técnicas e ferramentas do gerenciamento da qualidade nas organizações.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

UNIDADE I – FUNDAMENTOS DA GESTÃO DA QUALIDADE

UNIDADE II – FERRAMENTAS DA QUALIDADE

UNIDADE III – NORMAS E PADRÕES DA QUALIDADE

UNIDADE IV – MEIOS AUXILIARES NA GESTÃO DA QUALIDADE

Carga Horária: 80 horas

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Gestão de Custos e Finanças

Gestão de Custos e Finanças

EMENTA: Classificação e rateio dos custos. Departamentalização. Custeio por absorção. Custeio variável ou direto. Relação custo-volume-lucro. Alavancagem operacional. Formação de preço de venda. Impostos incidentes sobre preço de venda. Lei nº 6.404/76 e implementação da Lei nº 11.638/07. Teoria das restrições.

OBJETIVO: Esta disciplina visa levar o conhecimento e as habilidades técnicas a contabilistas e financistas no que concerne ao gerenciamento de custos nas organizações.
 
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

UNIDADE I – FUNDAMENTOS SOBRE CUSTOS

UNIDADE II – MÉTODOS DE APROPRIAÇÃO DE CUSTOS

UNIDADE III – CUSTO BASEADO EM ATIVIDADES E A FORMAÇÃO DE PREÇO

UNIDADE IV – CONTABILIDADE DE CUSTOS E DEMONSTRAÇÃO FINANCEIRA

Carga horária: 80 horas 

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Gestão de Departamento Pessoal

Gestão de Departamento Pessoal

EMENTA: Conhecimento sobre Folha de Pagamento. Formas de Contrato de Trabalho: documentos exigidos por lei e registro do empregado. Adições e Benefícios que os empregados têm direito e opções pelo empregador. Descontos de impostos obrigatórios por lei e permitidos por lei. Cálculos Trabalhistas de admissão e rescisão de contrato de trabalho. 

OBJETIVO: Esta disciplina tem por objetivo capacitar o estudante ou profissional da área de gestão a realizar os procedimentos de operacionalização e gerenciamento de um departamento pessoal, abordando as rotinas do dia a dia do departamento, assim como as técnicas de preenchimento de guias, o cálculo de verbas rescisórias, etc.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

UNIDADE I – O DEPARTAMENTO PESSOAL E O DIREITO TRABALHISTA

UNIDADE II – REGISTRO DE FUNCIONÁRIOS E FIXAÇÃO DE SALÁRIOS

UNIDADE III – BENEFÍCIOS, ENCARGOS E IMPOSTOS SOBRE A FOLHA

UNIDADE IV – PROCESSO DE DESLIGAMENTO DE FUNCIONÁRIOS

Carga horária: 80 horas 

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Gestão de Equipes

Gestão de Equipes

EMENTA: Fundamentos de uma empresa. Gestão de mudanças: condições e habilidades necessárias. Teorias da liderança: traços e comportamental. Teorias situacionais. Motivação. Comunicação.

OBJETIVO: Esta disciplina visa capacitar profissionais de qualquer área de conhecimento a liderar e gerenciar equipes de trabalho, quer seja no contexto formal, quer em projetos e processos de trabalho naturais.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

UNIDADE I – FUNDAMENTOS DA GESTÃO DE PESSOAS E AS CORPORAÇÕES

UNIDADE II – TEORIAS DA LIDERANÇA

UNIDADE III – TEORIAS DA MOTIAÇÃO

UNIDADE IV – COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTA DA GESTÃO DE EQUIPES

Carga horária: 80 horas 

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Gestão de Projetos

Gestão de Projetos

Objetivo do curso:

Este treinamento procura capacitar o aluno nos conceitos e apresentar as principais ferramentas para a gestão de projetos.

O que o aluno aprenderá:

-Conceito de Projeto e Gestão de Projetos
-Objetivos e Vantagens da Gestão de Projetos
-Ciclo De Vida De Um Projeto
-Iniciação Do Projeto
-Planejamento Do Projeto
-Execução Do Projeto
-Monitoramento E Controle Do Projeto
-Encerramento Do Projeto
-Metodologias: Prince 2 e Pmbok
-Metodologias: SCRUM, FDD e XP
-Metodologias: Caminho Crítico e Project Model
-Canvas
-Metodologias: Gestão Da Qualidade e Six Sigma
-Metodologias: EAP e KANBAN
-Metodologias: Curva Em “S” e Pomodoro
-Como Escolher A Melhor Ferramenta De Gestão De Projetos
-Ferramentas: Artia e Slack
-Ferramentas: Podio e Asana
-Ferramentas: Bitrix24 e Gantt Project
-Ferramentas: Microsoft Project e Monday
-Ferramentas: Runrun.It, Hibox e Basecamp
-Ferramentas: Wrike, Operand e Teamwork
-Ferramentas: Jira, Trello e Pipefy
-Indicadores De Projetos O Papel Do Gerente De Projetos
-A Evolução Da Tecnologia E Seu Impacto Na Gestão De Projetos

Carga horária: 10 horas

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Gestão de Recursos Humanos

Gestão de Recursos Humanos

EMENTA: Ambiente de gestão de pessoas. Gestão estratégica de pessoas. Avaliação estratégica de pessoas. Capital intelectual da empresa. Gestão de pessoas por competências. Novas competências humanas e organizacionais. Gestão por competências e estratégia organizacional. Gerenciamento de conflitos.

 

OBJETIVO: Este componente curricular visa munir o gestor das competências e habilidades para gerenciar um departamento de recursos humanos, aplicando as técnicas e ferramentas mais modernas para a gestão de pessoas, seus talentos e competências.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 UNIDADE I – A GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

 

UNIDADE II – CAPITAL INTELECTUAL E PRÁTICAS GERENCIAIS

 

UNIDADE III – GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIAS

 

UNIDADE IV – GESTÃO ORGANIZACIONAL POR COMPETÊNCIAS

Carga horária: 80 horas 

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Gestão de Recursos Humanos e Carreiras

Gestão de Recursos Humanos e Carreiras

EMENTA: Por meio de uma visão holística, introduzir o conceito da administração de cargos e salários, subsistemas de RH, e seus aspectos críticos e posicionamento hierárquico dentro da empresa. Conhecer os fatores de remuneração e sua interação com outras políticas e práticas de gestão de pessoas. Conhecer a relação entre remuneração e motivação do funcionário. Compreender os métodos de avaliação e classificação de cargos. Conhecer tipos de salários, benefícios e remuneração. Compreender treinamento e desenvolvimento. Compreender estrutura de carreira, recompensas e incentivos.  

 

OBJETIVO: Este conteúdo visa transmitir ao estudante ou profissional que deseja trabalhar ou se desenvolver na área de recursos humanos, competências para gerir o desenvolvimento de carreiras em sua organização. São abordados conceitos sobre cargos, salários, benefícios, treinamento e desenvolvimento (T&D) e muitos outros.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I – CARGOS E LIDERANÇA

UNIDADE II – AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO E T&D

UNIDADE III – DESENVOLVIMENTO DE CARREIRAS

UNIDADE IV – CARGOS, SALÁRIOS E BENEFÍCIOS

Carga horária de 80 horas

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Gestão de Serviços

Gestão de Serviços

EMENTA: Gestão de Serviços: Conceitos Fundamentais, características, tipos de serviços e segmentos de mercado, estratégias para a excelência em serviços, tendências e inovações. Design de serviços: técnicas de mapeamento e análise de processos de serviços, necessidades, satisfação e fidelização dos consumidores, estratégias de gestão de relacionamento com clientes. Marketing de serviços: segmentação e posicionamento de serviços, comunicação, precificação e propostas comerciais, monitoramento e avaliação de resultados. Gestão da qualidade, treinamento, capacitação das equipes de atendimento e indicadores de desempenho em serviços.

OBJETIVO: Este conteúdo visa capacitar os alunos a compreenderem os conceitos e estratégias da gestão de serviços, desenvolvendo competências para projetar, implementar e aprimorar serviços com excelência.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

UNIDADE I – FUNDAMENTOS DE GESTÃO DE SERVIÇOS

UNIDADE II – DESIGN DE SERVIÇOS



UNIDADE III – MARKETING DE SERVIÇOS

UNIDADE IV – QUALIDADE EM SERVIÇOS E SATISFAÇÃO DO CLIENTE

Carga horária: 80 horas 

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Gestão de Times: Métodos Ágeis

Gestão de Times: Métodos Ágeis

EMENTA: Universo dos métodos ágeis. Framework Scrum. Product owner. Time de desenvolvimento. Scrum master. A sprint e seu planejamento. Sprint review. Sprint retrospective. Backlog do produto. Backlog do sprint. Transparência do artefato.

OBJETIVO: Este componente curricular visa municiar o gerente de projetos dos métodos ágeis de desenvolvimento e gerenciamento de projetos, especialmente o método Scrum, aplicando esses conhecimentos em projetos de software, design e vários outros tipos de projetos da economia criativa.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

UNIDADE I – FUNDAMENTOS DOS MÉTODOS ÁGEIS E O SCRUM

UNIDADE II – ESTRUTURANDO UM PROJETO SCRUM

UNIDADE III – GERENCIANDO PROJETOS ÁGEIS POR SPRINTS

UNIDADE IV – BACKLOG, INCREMENTO E TRANSPARÊNCIA NO SCRUM

Carga horária: 80 horas

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Gestão do Desempenho em RH

Gestão do Desempenho em RH

EMENTA: Esta disciplina explora os aspectos essenciais da gestão do desempenho em recursos humanos. Abrange técnicas e estratégias para avaliação de desempenho, desenvolvimento de competências, gestão por objetivos, feedback e comunicação, além de abordar as tendências emergentes e a utilização de tecnologia na gestão do desempenho.

 

OBJETIVO: Esta disciplina visa formar profissionais capazes de implementar e gerir sistemas eficazes de gestão do desempenho em organizações. Enfatiza-se a aplicação de técnicas de avaliação, desenvolvimento de estratégias para melhorar o desempenho dos colaboradores, e a promoção de um ambiente de trabalho que favoreça o crescimento e a produtividade.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I – FUNDAMENTOS DA GESTÃO DE DESEMPENHO DE PESSOAS

 

UNIDADE II – DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAS POR OBJETIVOS

UNIDADE III – AVALIAÇÃO E ANÁLISE DE DESEMPENHO DE PESSOAS

UNIDADE IV – TECNOLOGIAS E TENDÊNCIAS EM GESTÃO DE DESEMPENHO DE PESSOAS

Carga horária: 80 horas 

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Gestão do Tempo

Gestão do Tempo

Objetivo do curso:

Neste curso o aluno verá conceitos importantes sobre a gestão do tempo e entrará em contato com duas das principais técnicas da área.

O que o aluno aprenderá:

-Reflexões Sobre o Tempo
-Modelos de Gestão do Tempo
-Você no Controle
-Aspectos Fundamentais Sobre o Tempo
-Produtividade
-Ações Fundamentais: Reconhecer
-Ações Fundamentais: Organizar
-Prioridades: Urgente e Importante
-Planejamento
-Organização Pessoal
-Tecnologias e Comunicação
-Tomada de Decisão e Delegação
-Metas e Foco
-Técnica Pomodoro
-Técnica 5S
-Dicas e Sugestões Complementares

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Governança corporativa, controle interno e compliance

Governança corporativa, controle interno e compliance

EMENTA: 
Origem do conceito da governança corporativa e funcionalidades. Agentes de governança, responsabilidade corporativa, princípios básicos e metodologia 8Ps. Governança como geração de valor e mecanismos de governança. Abordagem conceitual do compliance, principais tipos e aplicações do compliance. Normas brasileiras sobre compliance, órgãos reguladores e pilares do compliance. Controles internos, etapas de implementação do sistema de controles internos, benefícios e limitações. Componentes dos controles internos e princípios dos controles internos. Papel das empresas no combate à corrupção e as exigências atuais nesse sentido. Ética aliada à governança corporativa, compliance e controles internos. Gestão de riscos e GRC- Governança, Riscos e Compliance.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

UNIDADE I – FUNDAMENTOS DA GOVERNANÇA CORPORATIVA

UNIDADE II – FUNDAMENTOS DO COMPLIANCE

UNIDADE III – CONTROLES INTERNOS NO PROCESSO DE GOVERNANÇA

UNIDADE IV – IMPORTÂNCIA DA GOVERNANÇA CORPORATIVA E COMPLIANCE

Carga horária: 80 horas

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Liderança e Desenvolvimento de Equipes

Liderança e Desenvolvimento de Equipes

EMENTA: O conteúdo aborda os conceitos de grupo e equipe, diferenciando seus tipos (primários, secundários, formais, informais, virtuais, autogerenciados, entre outros) e sua estrutura (papéis, normas, status, regras e tamanho). Trata da formação de equipes eficazes, considerando contexto, composição, comunicação e tomada de decisão.

Explora o conceito de liderança, distinguindo líder de chefe, e apresenta diversas abordagens (teorias do traço e comportamental) e estilos de liderança (como coercitivo, transformacional, carismático e situacional), além da liderança nas fases de evolução das equipes.

Discute competências (CHA – conhecimento, habilidade e atitude), o perfil do líder do século XXI e os conceitos de eficiência e eficácia. Apresenta a importância da visão sistêmica para gestão, análise de riscos, definição de metas e liderança orientada a resultados.

Destaca também o autoconhecimento (inteligências emocional, cognitiva e social), a comunicação eficaz (incluindo feedback assertivo e comunicação não violenta) e a relevância de programas de treinamento e desenvolvimento como o Leader Coach.

 

OBJETIVO: Não existe competitividade sem equipes eficazes e pessoas automotivadas. O objetivo deste conteúdo é levar você à reflexão sobre o que é um líder, qual o seu papel frente a uma equipe e como transformar esta equipe em uma equipe de alta performance.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I – FUNDAMENTOS DE GRUPOS E EQUIPES

UNIDADE II – LIDERANÇA E EQUIPES

UNIDADE III – COMPETÊNCIA, EFICIÊNCIA E EFICÁCIA

UNIDADE IV – LIDERANÇA E EQUIPES DE ALTA PERFORMANCE

Carga horária: 80 horas 

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Liderança e Gestão de Equipes

Liderança e Gestão de Equipes

EMENTA: A formação da equipe. Fundamentos do comportamento de grupo. Tipos de equipe. Formação de equipes eficazes. Liderança: Liderança versus chefia. Liderança nas fases de evolução de equipes. Características dos líderes. Estilos de liderança. Conceitos, habilidades e atitudes necessárias ao exercício da liderança aplicáveis à realidade organizacional, alavancadoras da eficiência e eficácia na condução de um negócio. Visão sistêmica imprescindível à gestão dos recursos empresariais. A liderança e os resultados. Mantendo e desenvolvendo a equipe.

 

OBJETIVO: Este componente curricular visa capacitar o estudante ou profissional ligado à área de gestão de pessoas a aplicar as técnicas de desenvolvimento da liderança no gerenciamento de suas equipes. Esta disciplina também é fortemente recomendada para todo e qualquer profissional que lidere equipes de trabalho.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I – LIDERANÇA ESTRATÉGICA NO MUNDO CORPORATIVO

UNIDADE II – PLANEJAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

UNIDADE III – GERENCIANDO EQUIPES DE TRABALHO

UNIDADE IV – O PAPEL E O PERFIL DO LÍDER DE ALTO DESEMPENHO

Carga horária: 80 horas 

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Marketing Pessoal e Gestão de Carreira

Marketing Pessoal e Gestão de Carreira

EMENTA: Compreender os relacionamentos: intrapessoal com o autoconhecimento e interpessoal com o trabalho em equipe. Perceber a aparência, alimentação, sono, atividade física e o lazer. Explicar sobre a construção de um currículo profissional e seus elementos fundamentais. Entender sobre as principais redes sociais da internet. 

OBJETIVO: Conquistar uma vaga no concorrido mercado de trabalho e manter-se empregável, em uma carreira progressiva e de muito sucesso. Este é o objetivo de todo e qualquer profissional que precisa vencer no mundo globalizado. Este conteúdo vai ao encontro deste objetivo, lançando mão de técnicas e dicas preciosas para você conquistar, manter e evoluir seu sucesso profissional.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

UNIDADE I – SUA CARREIRA, SEU NEGÓCIO

UNIDADE II – SAÚDE E BEM-ESTAR PARA UMA CARREIRA DE SUCESSO

UNIDADE III – COMO CONQUISTAR UMA VAGA NO MERCADO DE TRABALHO

UNIDADE IV – MARKETING PESSOAL DIGITAL

Carga horária: 80 horas 

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Recrutamento, seleção e socialização

Recrutamento, seleção e socialização

EMENTA: Conceitos, técnicas e tendências em processos de recrutamento e seleção. Técnicas de seleção. Seleção por competências. Pesquisa interna nas necessidades de RH. Fontes de recrutamento. Tipos de recrutamento. Cultura organizacional. Programas e métodos de socialização organizacional. Qualidade de vida no trabalho.

OBJETIVO: Atrair e selecionar pessoas certas para ocupações certas. Este é o objetivo de todo e qualquer departamento de recursos humanos ou gestão de pessoas. Este também é o objetivo central deste conteúdo, ou seja, levar o conhecimento, as técnicas e as boas práticas para implementar processos de recrutamento e seleção com eficiência

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

UNIDADE I – PLANEJAMENTO DE RECURSOS HUMANOS

UNIDADE II – RECRUTAMENTO DE PESSOAS

UNIDADE III – PROCESSO DE SELEÇÃO DE TALENTOS

UNIDADE IV – CULTURA ORGANIZACIONAL E O CAPITAL HUMANO

Carga horária: 80 horas 

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Sistemas de Informações Gerenciais em RH

Sistemas de Informações Gerenciais em RH

EMENTA: Introdução e evolução de TI nas empresas. Aplicação básica de TI. A empresa em rede. O poder das redes. Definições e tipos de rede. O conceito de intranet e extranet, otimizando processos. Banco de dados operados em rede. Aspectos de segurança. Sistemas ERP: a origem, integração e adoção dos melhores processos, metodologia para a escolha e implantação, exemplos de aplicação.

 

OBJETIVO: Este componente curricular tem por objetivo preparar o estudante ou profissional da área de gestão de pessoas a selecionar, entender e conduzir a implantação de sistemas de informações gerenciais na área de recursos humanos (RH) e em geral.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I – INTRODUÇÃO A SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

UNIDADE II – SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

UNIDADE III – BANCOS DE DADOS APLICADOS A SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

UNIDADE IV – IMPLANTANDO E GERENCIANDO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Carga horária: 80 horas

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Treinamento e Desenvolvimento

Treinamento e Desenvolvimento

EMENTA: Esta disciplina aborda os conceitos, estratégias e práticas essenciais de treinamento e desenvolvimento (T&D) no contexto de gestão e negócios. Inclui o estudo de diagnóstico de necessidades de treinamento, design e implementação de programas de T&D, avaliação da eficácia do treinamento, e desenvolvimento de competências. Tendências contemporâneas em T&D, como aprendizagem online, gamificação e desenvolvimento de liderança, além de enfatizar a importância do alinhamento do T&D com as estratégias organizacionais.

OBJETIVO: Esta disciplina visa formar profissionais capazes de planejar, implementar e avaliar eficazmente programas de treinamento e desenvolvimento (T&D) em organizações, capacitando os alunos a utilizarem tecnologias e metodologias inovadoras para o desenvolvimento de talentos.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:

 

UNIDADE I – FUNDAMENTOS DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO (T&D)

UNIDADE II – IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO (T&D)

UNIDADE III – AVALIAÇÃO E TECNOLOGIA EM TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO (T&D)

UNIDADE IV – TENDÊNCIAS E ESTRATÉGIAS EM TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO (T&D)

Carga horária: 80 horas 

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