Dinâmicas de grupo e programas de desenvolvimento individual
EMENTA: Este conteúdo aborda os fundamentos e teorias do desenvolvimento individual e de grupo, capacitando os participantes a planejar, desenhar e facilitar eficazmente dinâmicas de grupo. Ele explora a liderança, avaliação e feedback em ambientes grupais, além de estratégias para resolução de conflitos e melhoria contínua. No que tange ao desenvolvimento individual, o foco é no planejamento, implementação, acompanhamento e avaliação de programas, incluindo coaching e mentoria. O objetivo final é fornecer as ferramentas para promover o crescimento pessoal e profissional dos indivíduos e fortalecer as relações interpessoais e coletivas dentro da organização.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – FUNDAMENTOS DAS DINAMICAS DE GRUPO
UNIDADE II – DESIGN E FACILITAÇÃO DE DINÂMICAS DE GRUPO
UNIDADE III – PROGRAMAS DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL
UNIDADE IV – IMPLEMENTAÇÃO DE PROGRAMAS DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL
Carga horária: 80 horas
Gestão Comercial
EMENTA:
OBJETIVO:
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I - ESTRUTURA ORGANIZACIONAL NO SETOR COMERCIAL
UNIDADE II - DEFININDO CARGOS PARA A ATIVIDADE COMERCIAL
UNIDADE III - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE VENDAS
UNIDADE IV - ROTINAS DA GESTÃO COMERCIAL
Carga horária: 80 horas
Gestão da Qualidade
EMENTA: Definição e evolução do conceito de Qualidade. Gestão da Qualidade. A Evolução da Qualidade. Qualidade de Produto. Qualidade de Serviço. O processo da Gestão da Qualidade. Implementando a Qualidade – Ferramentas e Normas. Manutenção/ melhoria de padrões: processo de avaliação de projetos TQC. A Gestão da Qualidade Total (TQM). A natureza humana da Qualidade. Estratégia Empreendedora para a Qualidade Total.
OBJETIVO: Este componente curricular tem por finalidade capacitar o estudante ou profissional de administração e ciências afins quanto às técnicas e ferramentas do gerenciamento da qualidade nas organizações.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – FUNDAMENTOS DA GESTÃO DA QUALIDADE
UNIDADE II – FERRAMENTAS DA QUALIDADE
UNIDADE III – NORMAS E PADRÕES DA QUALIDADE
UNIDADE IV – MEIOS AUXILIARES NA GESTÃO DA QUALIDADE
Carga Horária: 80 horas
Gestão de Custos e Finanças
EMENTA: Classificação e rateio dos custos. Departamentalização. Custeio por absorção. Custeio variável ou direto. Relação custo-volume-lucro. Alavancagem operacional. Formação de preço de venda. Impostos incidentes sobre preço de venda. Lei nº 6.404/76 e implementação da Lei nº 11.638/07. Teoria das restrições.
OBJETIVO: Esta disciplina visa levar o conhecimento e as habilidades técnicas a contabilistas e financistas no que concerne ao gerenciamento de custos nas organizações.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – FUNDAMENTOS SOBRE CUSTOS
UNIDADE II – MÉTODOS DE APROPRIAÇÃO DE CUSTOS
UNIDADE III – CUSTO BASEADO EM ATIVIDADES E A FORMAÇÃO DE PREÇO
UNIDADE IV – CONTABILIDADE DE CUSTOS E DEMONSTRAÇÃO FINANCEIRA
Carga horária: 80 horas
Gestão de Departamento Pessoal
EMENTA: Conhecimento sobre Folha de Pagamento. Formas de Contrato de Trabalho: documentos exigidos por lei e registro do empregado. Adições e Benefícios que os empregados têm direito e opções pelo empregador. Descontos de impostos obrigatórios por lei e permitidos por lei. Cálculos Trabalhistas de admissão e rescisão de contrato de trabalho.
OBJETIVO: Esta disciplina tem por objetivo capacitar o estudante ou profissional da área de gestão a realizar os procedimentos de operacionalização e gerenciamento de um departamento pessoal, abordando as rotinas do dia a dia do departamento, assim como as técnicas de preenchimento de guias, o cálculo de verbas rescisórias, etc.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – O DEPARTAMENTO PESSOAL E O DIREITO TRABALHISTA
UNIDADE II – REGISTRO DE FUNCIONÁRIOS E FIXAÇÃO DE SALÁRIOS
UNIDADE III – BENEFÍCIOS, ENCARGOS E IMPOSTOS SOBRE A FOLHA
UNIDADE IV – PROCESSO DE DESLIGAMENTO DE FUNCIONÁRIOS
Carga horária: 80 horas
Gestão de Equipes
EMENTA: Fundamentos de uma empresa. Gestão de mudanças: condições e habilidades necessárias. Teorias da liderança: traços e comportamental. Teorias situacionais. Motivação. Comunicação.
OBJETIVO: Esta disciplina visa capacitar profissionais de qualquer área de conhecimento a liderar e gerenciar equipes de trabalho, quer seja no contexto formal, quer em projetos e processos de trabalho naturais.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – FUNDAMENTOS DA GESTÃO DE PESSOAS E AS CORPORAÇÕES
UNIDADE II – TEORIAS DA LIDERANÇA
UNIDADE III – TEORIAS DA MOTIAÇÃO
UNIDADE IV – COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTA DA GESTÃO DE EQUIPES
Carga horária: 80 horas
Gestão de Projetos
Objetivo do curso:
Este treinamento procura capacitar o aluno nos conceitos e apresentar as principais ferramentas para a gestão de projetos.
O que o aluno aprenderá:
-Conceito de Projeto e Gestão de Projetos
-Objetivos e Vantagens da Gestão de Projetos
-Ciclo De Vida De Um Projeto
-Iniciação Do Projeto
-Planejamento Do Projeto
-Execução Do Projeto
-Monitoramento E Controle Do Projeto
-Encerramento Do Projeto
-Metodologias: Prince 2 e Pmbok
-Metodologias: SCRUM, FDD e XP
-Metodologias: Caminho Crítico e Project Model
-Canvas
-Metodologias: Gestão Da Qualidade e Six Sigma
-Metodologias: EAP e KANBAN
-Metodologias: Curva Em “S” e Pomodoro
-Como Escolher A Melhor Ferramenta De Gestão De Projetos
-Ferramentas: Artia e Slack
-Ferramentas: Podio e Asana
-Ferramentas: Bitrix24 e Gantt Project
-Ferramentas: Microsoft Project e Monday
-Ferramentas: Runrun.It, Hibox e Basecamp
-Ferramentas: Wrike, Operand e Teamwork
-Ferramentas: Jira, Trello e Pipefy
-Indicadores De Projetos O Papel Do Gerente De Projetos
-A Evolução Da Tecnologia E Seu Impacto Na Gestão De Projetos
Carga horária: 10 horas
Gestão de Recursos Humanos
EMENTA:
OBJETIVO:
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE II – CAPITAL INTELECTUAL E PRÁTICAS GERENCIAIS
UNIDADE III – GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIAS
UNIDADE IV – GESTÃO ORGANIZACIONAL POR COMPETÊNCIAS
Carga horária: 80 horas
Gestão de Recursos Humanos e Carreiras
EMENTA:
OBJETIVO:
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – CARGOS E LIDERANÇA
UNIDADE II – AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO E T&D
UNIDADE III – DESENVOLVIMENTO DE CARREIRAS
UNIDADE IV – CARGOS, SALÁRIOS E BENEFÍCIOS
Carga horária de 80 horas
Gestão de Serviços
EMENTA: Gestão de Serviços: Conceitos Fundamentais, características, tipos de serviços e segmentos de mercado, estratégias para a excelência em serviços, tendências e inovações. Design de serviços: técnicas de mapeamento e análise de processos de serviços, necessidades, satisfação e fidelização dos consumidores, estratégias de gestão de relacionamento com clientes. Marketing de serviços: segmentação e posicionamento de serviços, comunicação, precificação e propostas comerciais, monitoramento e avaliação de resultados. Gestão da qualidade, treinamento, capacitação das equipes de atendimento e indicadores de desempenho em serviços.
OBJETIVO: Este conteúdo visa capacitar os alunos a compreenderem os conceitos e estratégias da gestão de serviços, desenvolvendo competências para projetar, implementar e aprimorar serviços com excelência.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – FUNDAMENTOS DE GESTÃO DE SERVIÇOS
UNIDADE II – DESIGN DE SERVIÇOS
UNIDADE III – MARKETING DE SERVIÇOS
UNIDADE IV – QUALIDADE EM SERVIÇOS E SATISFAÇÃO DO CLIENTE
Carga horária: 80 horas
Gestão de Times: Métodos Ágeis
EMENTA: Universo dos métodos ágeis. Framework Scrum. Product owner. Time de desenvolvimento. Scrum master. A sprint e seu planejamento. Sprint review. Sprint retrospective. Backlog do produto. Backlog do sprint. Transparência do artefato.
OBJETIVO: Este componente curricular visa municiar o gerente de projetos dos métodos ágeis de desenvolvimento e gerenciamento de projetos, especialmente o método Scrum, aplicando esses conhecimentos em projetos de software, design e vários outros tipos de projetos da economia criativa.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – FUNDAMENTOS DOS MÉTODOS ÁGEIS E O SCRUM
UNIDADE II – ESTRUTURANDO UM PROJETO SCRUM
UNIDADE III – GERENCIANDO PROJETOS ÁGEIS POR SPRINTS
UNIDADE IV – BACKLOG, INCREMENTO E TRANSPARÊNCIA NO SCRUM
Carga horária: 80 horas
Gestão do Desempenho em RH
EMENTA:
OBJETIVO: Esta disciplina visa formar profissionais capazes de implementar e gerir sistemas eficazes de gestão do desempenho em organizações. Enfatiza-se a aplicação de técnicas de avaliação, desenvolvimento de estratégias para melhorar o desempenho dos colaboradores, e a promoção de um ambiente de trabalho que favoreça o crescimento e a produtividade.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – FUNDAMENTOS DA GESTÃO DE DESEMPENHO DE PESSOAS
UNIDADE II – DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAS POR OBJETIVOS
UNIDADE III – AVALIAÇÃO E ANÁLISE DE DESEMPENHO DE PESSOAS
UNIDADE IV – TECNOLOGIAS E TENDÊNCIAS EM GESTÃO DE DESEMPENHO DE PESSOAS
Carga horária: 80 horas
Gestão do Tempo
Objetivo do curso:
Neste curso o aluno verá conceitos importantes sobre a gestão do tempo e entrará em contato com duas das principais técnicas da área.
O que o aluno aprenderá:
-Reflexões Sobre o Tempo
-Modelos de Gestão do Tempo
-Você no Controle
-Aspectos Fundamentais Sobre o Tempo
-Produtividade
-Ações Fundamentais: Reconhecer
-Ações Fundamentais: Organizar
-Prioridades: Urgente e Importante
-Planejamento
-Organização Pessoal
-Tecnologias e Comunicação
-Tomada de Decisão e Delegação
-Metas e Foco
-Técnica Pomodoro
-Técnica 5S
-Dicas e Sugestões Complementares
Governança corporativa, controle interno e compliance
EMENTA:
Origem do conceito da governança corporativa e funcionalidades. Agentes de governança, responsabilidade corporativa, princípios básicos e metodologia 8Ps. Governança como geração de valor e mecanismos de governança. Abordagem conceitual do compliance, principais tipos e aplicações do compliance. Normas brasileiras sobre compliance, órgãos reguladores e pilares do compliance. Controles internos, etapas de implementação do sistema de controles internos, benefícios e limitações. Componentes dos controles internos e princípios dos controles internos. Papel das empresas no combate à corrupção e as exigências atuais nesse sentido. Ética aliada à governança corporativa, compliance e controles internos. Gestão de riscos e GRC- Governança, Riscos e Compliance.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – FUNDAMENTOS DA GOVERNANÇA CORPORATIVA
UNIDADE II – FUNDAMENTOS DO COMPLIANCE
UNIDADE III – CONTROLES INTERNOS NO PROCESSO DE GOVERNANÇA
UNIDADE IV – IMPORTÂNCIA DA GOVERNANÇA CORPORATIVA E COMPLIANCE
Carga horária: 80 horas
Liderança e Desenvolvimento de Equipes
EMENTA: O conteúdo aborda os conceitos de grupo e equipe, diferenciando seus tipos (primários, secundários, formais, informais, virtuais, autogerenciados, entre outros) e sua estrutura (papéis, normas, status, regras e tamanho). Trata da formação de equipes eficazes, considerando contexto, composição, comunicação e tomada de decisão.
Explora o conceito de liderança, distinguindo líder de chefe, e apresenta diversas abordagens (teorias do traço e comportamental) e estilos de liderança (como coercitivo, transformacional, carismático e situacional), além da liderança nas fases de evolução das equipes.
Discute competências (CHA – conhecimento, habilidade e atitude), o perfil do líder do século XXI e os conceitos de eficiência e eficácia. Apresenta a importância da visão sistêmica para gestão, análise de riscos, definição de metas e liderança orientada a resultados.
Destaca também o autoconhecimento (inteligências emocional, cognitiva e social), a comunicação eficaz (incluindo feedback assertivo e comunicação não violenta) e a relevância de programas de treinamento e desenvolvimento como o Leader Coach.
OBJETIVO:
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – FUNDAMENTOS DE GRUPOS E EQUIPES
UNIDADE II – LIDERANÇA E EQUIPES
UNIDADE III – COMPETÊNCIA, EFICIÊNCIA E EFICÁCIA
UNIDADE IV – LIDERANÇA E EQUIPES DE ALTA PERFORMANCE
Carga horária: 80 horas
Liderança e Gestão de Equipes
EMENTA:
OBJETIVO:
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – LIDERANÇA ESTRATÉGICA NO MUNDO CORPORATIVO
UNIDADE II – PLANEJAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
UNIDADE III – GERENCIANDO EQUIPES DE TRABALHO
UNIDADE IV – O PAPEL E O PERFIL DO LÍDER DE ALTO DESEMPENHO
Carga horária: 80 horas
Marketing Pessoal e Gestão de Carreira
EMENTA: Compreender os relacionamentos: intrapessoal com o autoconhecimento e interpessoal com o trabalho em equipe. Perceber a aparência, alimentação, sono, atividade física e o lazer. Explicar sobre a construção de um currículo profissional e seus elementos fundamentais. Entender sobre as principais redes sociais da internet.
OBJETIVO: Conquistar uma vaga no concorrido mercado de trabalho e manter-se empregável, em uma carreira progressiva e de muito sucesso. Este é o objetivo de todo e qualquer profissional que precisa vencer no mundo globalizado. Este conteúdo vai ao encontro deste objetivo, lançando mão de técnicas e dicas preciosas para você conquistar, manter e evoluir seu sucesso profissional.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – SUA CARREIRA, SEU NEGÓCIO
UNIDADE II – SAÚDE E BEM-ESTAR PARA UMA CARREIRA DE SUCESSO
UNIDADE III – COMO CONQUISTAR UMA VAGA NO MERCADO DE TRABALHO
UNIDADE IV – MARKETING PESSOAL DIGITAL
Carga horária: 80 horas
Recrutamento, seleção e socialização
EMENTA: Conceitos, técnicas e tendências em processos de recrutamento e seleção. Técnicas de seleção. Seleção por competências. Pesquisa interna nas necessidades de RH. Fontes de recrutamento. Tipos de recrutamento. Cultura organizacional. Programas e métodos de socialização organizacional. Qualidade de vida no trabalho.
OBJETIVO: Atrair e selecionar pessoas certas para ocupações certas. Este é o objetivo de todo e qualquer departamento de recursos humanos ou gestão de pessoas. Este também é o objetivo central deste conteúdo, ou seja, levar o conhecimento, as técnicas e as boas práticas para implementar processos de recrutamento e seleção com eficiência
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – PLANEJAMENTO DE RECURSOS HUMANOS
UNIDADE II – RECRUTAMENTO DE PESSOAS
UNIDADE III – PROCESSO DE SELEÇÃO DE TALENTOS
UNIDADE IV – CULTURA ORGANIZACIONAL E O CAPITAL HUMANO
Carga horária: 80 horas
Sistemas de Informações Gerenciais em RH
EMENTA:
OBJETIVO:
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – INTRODUÇÃO A SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
UNIDADE II – SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
UNIDADE III – BANCOS DE DADOS APLICADOS A SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
UNIDADE IV – IMPLANTANDO E GERENCIANDO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Carga horária: 80 horas
Treinamento e Desenvolvimento
EMENTA: Esta disciplina aborda os conceitos, estratégias e práticas essenciais de treinamento e desenvolvimento (T&D) no contexto de gestão e negócios. Inclui o estudo de diagnóstico de necessidades de treinamento, design e implementação de programas de T&D, avaliação da eficácia do treinamento, e desenvolvimento de competências. Tendências contemporâneas em T&D, como aprendizagem online, gamificação e desenvolvimento de liderança, além de enfatizar a importância do alinhamento do T&D com as estratégias organizacionais.
OBJETIVO: Esta disciplina visa formar profissionais capazes de planejar, implementar e avaliar eficazmente programas de treinamento e desenvolvimento (T&D) em organizações, capacitando os alunos a utilizarem tecnologias e metodologias inovadoras para o desenvolvimento de talentos.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – FUNDAMENTOS DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO (T&D)
UNIDADE II – IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO (T&D)
UNIDADE III – AVALIAÇÃO E TECNOLOGIA EM TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO (T&D)
UNIDADE IV – TENDÊNCIAS E ESTRATÉGIAS EM TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO (T&D)
Carga horária: 80 horas