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Soft Skills

Aprender a Ser

Aprender a Ser

EMENTA: A disciplina ‘Aprender a Ser’, com foco na área de educação, explora os aspectos essenciais do desenvolvimento humano integral e da formação ética e cidadã. Abordará temas como autoconhecimento, inteligência emocional, ética, valores, cidadania, sustentabilidade, e respeito à diversidade. Serão discutidas técnicas para promover a empatia, o trabalho em equipe, a comunicação eficaz, e o compromisso com a sociedade. O curso visa integrar teorias educacionais contemporâneas com práticas pedagógicas que incentivem os alunos a refletir sobre sua identidade, papel na sociedade e a construir um projeto de vida sustentável e ético.

OBJETIVO: Esta disciplina visa formar indivíduos conscientes, responsáveis e engajados, capazes de compreender e aplicar os conceitos de ética, cidadania e sustentabilidade em suas vidas e futuras práticas profissionais. 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

UNIDADE I – AUTOCONHECIMENTO E INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

UNIDADE II – ÉTICA, VALORES E CIDADANIA

UNIDADE III – SUSTENTABILIDADE E RESPEITO À DIVERSIDADE 

UNIDADE IV – COMUNICAÇÃO EFICAZ E TRABALHO EM EQUIPE

Carga horária: 80 horas

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Habilidades Socioemocionais Aplicadas ao Mundo do Trabalho

Habilidades Socioemocionais Aplicadas ao Mundo do Trabalho

EMENTA: Panorama geral das habilidades socioemocionais. Conceitos básicos e à importância das habilidades socioemocionais, definição e relevância no contexto profissional. Cenário atual do mundo do trabalho. Classificações das habilidades socioemocionais. Benefícios e os impactos positivos do desenvolvimento socioemocional. Autoconhecimento e Autogestão. Autoconsciência e reconhecimento emocional. Autorregulação e o controle emocional. Autonomia e proatividade, resiliência e adaptação. Habilidades Sociais e Relacionamento. Empatia e escuta ativa. Comunicação assertiva. Trabalho em equipe e colaboração. Estratégias para resolver conflitos de forma construtiva. Tomada de Decisão e Responsabilidade Social. Decisões e impactos mais amplos.  Pensamento crítico. Ética e integridade. Técnicas para solucionar problemas complexos. Reflexão sobre a cidadania organizacional. Sustentabilidade e responsabilidade social.

OBJETIVO: Este conteúdo visa desenvolver e aprimorar as habilidades socioemocionais, conhecidas como soft skills, em profissionais e estudantes de qualquer área de atuação, capacitando-os a enfrentar os desafios contemporâneos do mundo do trabalho.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

UNIDADE I – CONCEITOS E PRINCÍPIOS DAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS

UNIDADE II – AUTOCONHECIMENTO E AUTOGESTÃO

UNIDADE III – HABILIDADES SOCIAIS E RELACIONAMENTO 

UNIDADE IV – TOMADA DE DECISÃO E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Carga horária: 80 horas 

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Inteligência Emocional

Inteligência Emocional

EMENTA: Inteligência emocional: técnicas e estratégias. Desenvolvimento da inteligência emocional. Importância da educação na formação de pessoas com inteligência emocional. Ambiente de trabalho e inteligência emocional: vantagens e benefícios. Trabalho em equipe e a inteligência emocional. Resolução de conflitos com inteligência emocional em situações de estresse e pressão. Comunicação assertiva e efetiva. Inteligência emocional na vida pessoal: autoconhecimento, autoestima, autodisciplina e resiliência emocional.

OBJETIVO: O objetivo deste conteúdo é proporcionar ao aluno em todas as áreas, desenvolvimento da habilidade para analisar os conceitos, técnicas e estratégias relacionados à inteligência emocional, enfatizando a importância do seu desenvolvimento na vida pessoal e profissional.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

UNIDADE I – DESENVOLVIMENTO DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

UNIDADE II – INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO AMBIENTE DE TRABALHO

UNIDADE III – INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS

UNIDADE IV – INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA VIDA PESSOAL

Carga horária: 80 horas 

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Liderança 4.0

Liderança 4.0

Objetivo do curso:

Esse curso visa apresentar os principais conceitos da liderança 4.0 e explicar a sua importância atualmente.

O que o aluno aprenderá:

-Mundo em mudanças
-As novas gerações
-A geração baby boomer
-A geração x
-A geração y
-A geração z
-A liderança 4.0
-Foco da liderança tradicional versus liderança 4.0
-Competências da liderança 4.0
-Foco na inovação
-Colaboração
-Líder coach
-Transparência nas ações
-Agilidade
-Agente de mudanças
-Comunicação assertiva
-Engajamento
-Habilidade para correr riscos
-Inteligência emocional
-Ética, valores e propósito
-Seja um exemplo
-Conclusões

Carga horária: 10 horas

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  • contato@uemp.com.br
 
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